A AUTORIDADE DE TRANSPORTE METROPOLITANO DE BARCELONA PARTICIPA NO NOVO  PROJETO EUROPEU MOBILITY4EU sexta-feira, 18 de março de 2016

 

BARCELONA, ESPANHA. – A autoridade de Transporte Metropolitano (ATM) de Barcelona é um dos membros do consórcio ganhador do projeto MOBILITY4EU (Action Plan for the Future of Mobility in Europe) conjuntamente com 18 sócios mais, distribuídos entre 11 países da Europa.

O projeto MOBILITY4EU está moldado dentro do Programa Europeu “HORIZON 2020”, que é o maior programa da Comissão Europeia no que se refere à pesquisa e inovação para o período de 2014-2020.

atm en mobility4eu

Os objetivos principais deste projeto europeu, com a particiapação de todos os agentes implicados em cada um adas fases e processos do projeto são:

– identificar os desafios e as necessidades da sociedade que influenciará na mobilidade do futuro, tanto quanto no que se refere à oferta, bem como à demanda.

– definir soluções inovadoras de transporte multimodal integrado, considerando os aspectos técnicos, de organização e governança e de financiamento.

– estabelecer as políticas de mobilidade a nível europeu para o horizonte 2030

– desenvolver uma Folha de Rota e Plano de Ação para sua implementação.

–  identificar as linhas do desempenho no nível, na inovação e na execução da investigação

Entre os sócios do consórcio existem universidades, instituições de pesquisa, consultorias, fabricantes, fornecedores de sistemas de transporte inteligentes (ITS), centros de logística, autoridades de transporte, escritórios de advocacia, associações e viajantes com deficiência e empresas especializadas na metodologia think tank, entre outros.

A  ATM apoia o consórcio com  sua experiência em planificação das infra estruturas e de mobilidade de uma grande região metropolitana e ao mesmo tempo tem a oportunidade de participar da construção das propostas estratégicas de mobilidade para a Europa.

A duração do projeto é de 36 meses e  o orçamento total de 2.87 milhões de euros, com um subvenção dr 100% da Comissão Europeia.

A primeira reunião de trabalho do projeto foi realizada nos dias 14 e 15 de março em Bruxelas, com a participação dos sócios do consórcio e da Comissão Europeia.

Foram formalizadas as diferentes estruturas organizadoras, foram definidos o calendáro e as tarefas do projeto e foram apresentados os primeiros resultados relacionados com a identificação dos desafios e as necessidades de mobilidade da sociedade do futuro.