Agora também ele chamado "30 de dezembro" e foi criado com obras alusivas à tragédia de 2004, o que torná-lo um espaço de memória e reflexão permanentes.
Trata-se de ter acesso apenas através de cartões sem contato, considerados mais eficientes e ecológicos, que utilizam uma tecnologia de ponta de suportes magnéticos atualmente utilizados, enquanto a taxa de falha é menor e sua durabilidade maior.
O laboratório permite a realização interna dos testes de qualidade de materiais e equipamentos adquiridos, sem a necessidade de contratação de laudos feitos por outras empresa, gerando economia e mais confiabilidade nos itens.
A preocupação da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) deve-se ao fato de que o novo modal é um transporte totalmente silencioso e irá passar por espaço de grande circulação de pessoas.
As provas estão sendo realizadas inicialmente com 5 cabines das 44 que terá o sistema, tendo como objetivo girar as cabines e ajustar detalhes técnicos de início na linha e nas estações, atividades que são prévias às provas e recepção da linha H para que una vez tenha início a operação instrutiva tudo esteja pronto.
Empresas interessadas estão convidadas a participar da apresentação dos "Termos do Concurso Serviços de Operação da Linha 1 do Metropolitano de Granada", a ser realizado dia 29 de março.
O objetivo do projeto é definir as políticas europeias de mobilidade futura, e está moldado dentro do programa europeu “HORIZON 2020”. Tem uma duração prevista de 36 meses e um orçamento de 2.87 Milhões de Euros.
As medidas contemplam a operação gratuita de ônibus na rota especial, a fim de reforçar a transferência dos passageiros por superfície antes das tarefas de revisão do subterrâneo.