MEDELLÍN, COLÔMBIA. – O metrô de Medellín anunciou que em 31 de março deste ano, o novo VLT já estará operativo comercialmente para satisfazer à demanda do transporte dos antioquenhos.
Para a empresa “o VLT chega para melhorar a qualidade de vida visto que é um sistema amigável com ó meio ambiente, silencioso e que convive com o entorno gerando um espaço público apto para o benefício de todos os cidadãos. E vai além de resolver uma necessidade de mobilidade, visto que promove a apropriação de Ayacucho, essa rua tradicional de Medellin por onde hoje se pode caminhar e desfrutar de toda a oferta cultural, comercial e gastronômica”.
Um dos projetos impulsionados como parte do VLT de Ayacucho e seus dois cabos, é a pintura de 608 fachadas do corredor, situadas entre o Paraninfo da Universidade de Antioquia e a estação Oriente. O projeto se chama Ayacucho te quero muito e busca adicionar mais razões para querer visitar este lugar que contará uma história a partir da implementação do VLT, uma história de tradição silletera, antepassados e flores.
Hoje o VLT é uma realidade graças ao empenho dos empreiteiros, funcionários metrô, vizinhos da obra, cidadãos e ao apoio das juntas de diretores do metrô e da Prefeitura de Medellín.
A operação instrutiva começou em 15 de outubro de 2015, isto é, já são mais de 5 meses, tempo durante o qual os vizinhos e a comunidade em geral tiveram a oportunidade de conhecer os detalhes da nova linha T-A, as normas do sistema e as pautas de convivência no entorno.
O pessoal da campanha educativa do Metrô orientou e resolveu todas as dúvidas e por isso já chegou o momento de contar com a cidadania para que demonstre seus conhecimentos e especialmente seu sentido de propriedade para que esta nova linha de transporte integrada ao metrô funcione corretamente e seja dado um uso adequado ao corredor do VLT.
Até amanhã terça-feira 29 de março, o serviço instrutivo, isto é, sem cobrança, será realizado até as 11:00 da noite e na quinta-feira 31 de março o serviço será retomado, mas com cobrança a partir das 4:30 da manhã, no mesmo horário que o sistema de metrô.
Na quarta-feira, será realizado o evento protocolar as 5:00 da tarde na estação San Antonio e a partir de então, tudo ficará disponível para começar na quinta-feira na primeira hora o serviço comercial desta nova linha de transporte.