O METRÔ DE SANTIAGO LANÇA O PROGRAMA QUE PERMITIRÁ QUE 40 MÚSICOS TENHAM UM ESPAÇO PERMANENTE EM SUAS ESTAÇÕES terça-feira, 17 de maio de 2016

SANTIAGO DO CHILE. – Com o objetivo de dar um espaço adequado aos músicos interessados em tocar no Metrô de Santiago, a empresa lançou o programa cultural “Música para um Metrô”, que através de um concurso permitirá que os 40 melhores exponentes tenham presença permanente em 20 estações da rede.

O projeto, desenhado a partir das experiências similares no Metrô de Londres, de Nova Iorque, de Paris e de Barcelona, começará em maio com uma etapa de inscrição, onde os interessados terão que subir um vídeo com uma canção ao Website www.musicaaunmetro.cl.

 

metro de santiago musica a un metro

 Uma vez finalizado o processo, um júri pré-selecionará os 100 melhores vídeos. O público poderá escutá-los e escolher suas canções favoritas.  Os autores das cinco canções mais votadas receberão automaticamente a credencial de músico do programa. As outras 35 licenças serão entregues após uma fase de audições. Todas terão vigência de um ano. Após essa data, se dará por terminado o ciclo e será aberta uma convocatória para um novo concurso.

“Sabemos que para muitos músicos tocar em nossas estações é um grande sonho porque permite que eles mostrem sua arte em um espaço comum como é o Metrô, que congrega e conecta diariamente mais de 2 milhões de usuários. Recebemos essa inquietação e, após ter estudado e conhecer como fazem os maiores metrôs do mundo, desenhamos um programa que permita não apenas recebê-los, mas também ajudá-los a potencializar seu talento”, disse María Irene Soto, Gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Metrô (na imagem).

Explicou que se tentará desenvolver uma atividade “que possa coexistir harmonicamente com todos nossos usuários e que também cuide e preze pela segurança e pela correta operação do trem subterrâneo”.

Graças à essa iniciativa, desde agosto os músicos poderão ter um lugar, dia e hora definidos para fazer apresentações de forma itinerante e coordenada no interior das estações como: Baquedano, Escuela Militar, Puente Alto, Puente Cal y Canto e Plaza de Armas, sempre fora do horário de pico.  Para isso, haverá uma programação diária que permitirá que os artistas percorram cinco pontos da rede e façam apresentações de 30 minutos.

Também, o projeto contará com o apoio do selo Universal, que dará a possibilidade aos músicos favoritos dos passageiros de participar de duetos com artistas consagrados, além de participar de um disco anual de fim de ano.

Cada músico terá que cumprir com pelo menos 50% do seu programa diário para continuar no circuito. Também poderão receber dinheiro da parte dos usuários. Não obstante, os espetáculos a bordo dos trens não estarão autorizados. “Faremos os esforços que sejam necessários para que sejam respeitados tanto os espaços autorizados dos músicos quanto os dos nossos usuários.  É importante para nós que as viagens de nossos passageiros possam ser realizadas com segurança e tranquilidade”, indica María Irene Soto.

O projeto contará com o apoio do selo Universal, que dará a possibilidade aos músicos favoritos do público gravar duetos com artistas consagrados e ao vencedor gravar um disco. Além do mais, através do programa Mucho Gusto Mega, será possível seguir os cantores e conhecer suas histórias.