A Trensurb recebeu, na tarde de hoje (21), representantes da Secretária de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS) para a assinatura de um convênio de cooperação e integração das imagens do circuito interno de segurança do metrô com órgãos de segurança pública. A iniciativa é a consolidação da participação da Trensurb no projeto do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Regional, instalado em Porto Alegre. O CICC tem o objetivo de integrar diversos órgãos de segurança pública do estado para agilizar o atendimento à população e o compartilhamento de informações entre instituições estratégicas – Brigada Militar, setores de energia e abastecimento, Infraero, Trensurb, Guarda Municipal, Exército e outras organizações. Segundo o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrados, coronel Antonio Scussel, “a Trensurb cumpre um papel extraordinariamente importante no transporte de usuários e isso tem conexão direta com o CICC, na medida que essas milhares de pessoas que utilizarão o sistema de trens vão receber um olhar diferenciado por parte dos órgãos de segurança pública, permitindo promover uma intervenção imediata para resolver eventuais problemas”.
Iniciativas semelhantes acontecem em âmbito nacional e visam garantir, sobretudo, a seguridade das pessoas na Copa do Mundo deste ano, que terá início no próximo mês. O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destaca que a integração entre instituições de segurança pública é um legado importante que será deixado pela Copa. “Isso significa mais segurança nos 43,8 quilômetros de extensão da linha da Trensurb, garantindo ação imediata e articulada entre diversos órgãos de segurança do estado em caso de eventuais problemas. Este é um avanço extraordinário não apenas para a empresa, mas é um grande legado que deixam os preparativos para a Copa do Mundo para a região toda, integrando os sistemas de monitoramento e vigilância, permitindo a tomada de decisões rápidas e uma qualificação ainda maior na segurança da população”, enfatizou.
Representaram a Trensurb, no ato de assinatura do convênio: o diretor-presidente, Humberto Kasper; o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff; o consultor especial da Presidência, Edson dos Santos; o assessor da Diretoria de Operações, Antônio Giovani Mattos; o gerente de Operações, Say Wong; o chefe do Setor de Operações, José Adriano dos Santos.
Trensurb estreita relações com órgãos de segurança pública
Buscando oferecer ainda mais segurança aos usuários do metrô, a Trensurb vem estreitando relações de troca de informações e compartilhamento de inteligência com órgãos de segurança pública. Desde 2013, a empresa tem recebido treinamentos e palestras sobre segurança para a Copa do Mundo, além de exercícios simulados no metrô sobre sequestro e gerenciamentos de crises. Em novembro do ano passado, os empregados da Trensurb receberam uma palestra sobre planejamento integrado, visando à segurança no período de Copa. Na ocasião, oficiais do exército vieram até a empresa para apresentar planos operacionais e agregar com informações sobre modelos de gestão de pessoal, de recursos e de emprego de logística. Para o dia 25 deste mês, está prevista uma palestra na empresa com profissionais do Grupo de Operações Táticas (GATE) da Brigada Militar, com foco no mundial de futebol. A atividade tem como público alvo empregados, contratados, colaboradores e permissionários da Trensurb.