CPTM e AEEFSJ reúnem especialistas em transporte ferroviário na estação da luz Viernes, 9 de Mayo de 2014

Passado e futuro da ferrovia se entrelaçarão na programação proposta para a terceira edição da exposição “Imagens da Ferrovia Brasileira”, que será realizada em 17 de maio, das 8h30 às 17h, no auditório da Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, localizado no Portão 7 da Estação da Luz. O evento faz parte das comemorações dos 22 anos de criação da CPTM e dos 60 anos de fundação da AEEFSJ [Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí]. 

Nesta edição, temas relacionados à tração diesel-hidráulica e guindastes ferroviários serão destacados por engenheiros e representantes de empresa fornecedoras de equipamentos e serviços ferroviários. Painéis e debates comporão a agenda do dia, visando aprofundar e atualizar conhecimentos histórico, técnico e operacional voltados a estes segmentos. 

O evento prevê também a exposição de um guindaste ferroviário [foto], aliando a prática aos conceitos teóricos sugeridos na programação. O equipamento, em operação na CPTM, é o único exemplar fabricado pela empresa American e representa a modernidade neste segmento, pois foi o último guindaste adquirido por uma ferrovia brasileira. Utilizado para prestar assistência na remoção de trens, desobstruindo vias interditadas, também executa funções na manutenção da rede aérea. 

A programação terá início com Maria Lina Benini, presidente da AEEFSJ e chefe do departamento responsável pela Linha 12-Safira da CPTM, que abrirá o evento acompanhada de Vicente Abate, presidente da ABIFER [Associação Brasileira da Indústria Ferroviária]. 

Na sequência, João Bosco Setti, presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem apresentará, em seu painel, as locomotivas e trens a diesel com transmissão hidráulica existentes no Brasil, trazendo curiosidades técnicas e operacionais desse meio de transporte. Adelson Portela Martins Jr., dará continuidade ao tema, com foco nas novas tecnologias empregadas pela VOITH no ramo da tração diesel-hidráulica e sua utilização na mobilidade urbana e no transporte de carga.

Também integrarão o rol de palestrantes, os engenheiros Eduardo J. J. Coelho – ex-presidente da Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem – e Maércio Ricardo de Lima -representante da EMPRETEC. Ambos abordarão a evolução e as múltiplas funções dos guindastes ferroviários.

No período da tarde, ocorrerá a sessão de debates, com participação dos palestrantes convidados da manhã. Sorteio de brindes e visitação ao pátio da CPTM, na Estação da Luz, encerram a programação. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.