Nesta terça-feira (18), no auditório do Ministério das Cidades, em Brasília, ocorreu a solenidade de transmissão do cargo de ministro de Estado das Cidades, do deputado federal Aguinaldo Ribeiro ao novo ministro, Gilberto Occhi. Ribeiro havia assumido o cargo em fevereiro de 2012. A Trensurb – uma sociedade de economia mista vinculada ao Ministério das Cidades – foi representada na cerimônia pelo diretor-presidente Humberto Kasper.
Gilberto Magalhães Occhi, nascido em Ubá (MG) em 24 de julho de 1958, é formado em direito e conta com especialização em finanças e mercado financeiro, gestão empresarial e comércio exterior. Bancário, é funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1980. Já atuou como superintendente regional, gerente de mercado e outras áreas da instituição. Ocupava os cargos de vice-presidente de Governo da CEF, superintendente Nacional da Região Nordeste e integrante do Conselho Deliberativo Alagoas Sebrae.
Durante a solenidade, Occhi afirmou que seu principal objetivo é fazer políticas públicas para os mais necessitados. “Nosso objetivo é nobre: fazer com que as políticas cheguem naquelas pessoas que mais precisam”, disse o ministro. Em seu discurso na cerimônia, Aguinaldo Ribeiro, além de realizar um breve balanço de sua gestão à frente do Ministério, encorajou o novo titular da pasta: “Gilberto chega aqui com muita tranquilidade porque ele vai cuidar daquilo que já estava tratando. Desejo muita sorte, continuo a seu dispor. Tenho certeza que fará um grande trabalho”.