TRENSURB: No primeiro dia de pré-operaçao com horário integral, 5,8 mil usuários usam o metrô em Novo Hamburgo Viernes, 31 de Enero de 2014
linkedin LinkedIn

No primeiro dia de pré-operação em horário integral, as três novas estações da Trensurb, em Novo Hamburgo, registraram o acesso de 5.858 usuários à Linha 1, entre as 5h e as 23h20 de quinta-feira (30). Em comparação à média de acessos ao sistema por dia útil até então em janeiro – 2.766 passageiros –, houve um aumento de aproximadamente 3,1 mil usuários nessas estações.

A Estação Novo Hamburgo, no Centro do município, foi a que registrou o maior aumento no número de usuários: de 1.914 usuários por dia útil (em janeiro) para 4.382 pessoas na quinta-feira. No caso da Estação Fenac, o número de acessos passou de 445 por dia útil para 1.028 ontem. Na Estação Industrial, onde anteriormente eram 407 entradas por dia útil, foram 448 na quinta-feira.

A extensão do horário de circulação dos trens no município levou os namorados Vagner Dutra (20 anos) e Jennifer Bastianel (17), ambos de Sapucaia do Sul, a anteciparem a matrícula em um curso técnico de química no Centro da cidade, próximo à estação Novo Hamburgo. “Iríamos iniciar o curso só no próximo semestre, por conta do transporte, mas agora que o trem vem até Novo Hamburgo o dia inteiro, podemos começar já neste”, comemora Vagner.

A economia na tarifa de transporte – que será de R$ 1,70 a partir do início da operação comercial, ainda sem prazo definido – também é um fator relevante para a população. “Agora vai ficar muito mais barato ir até o Centro”, afirmou a usuária Sirlei Marmitt, que embarcou na Estação Fenac com destino à Estação Novo Hamburgo.

O acesso ao sistema metroviário através dessas três estações continua sendo gratuito, uma vez que ainda estão sendo conduzidos testes e avaliações do sistema de abastecimento de energia, que passou por reparos recentemente, além dos demais equipamentos e sistemas.

“Nossa área técnica nos deu parecer afirmando que é possível transportarmos passageiros nos horários de pico enquanto finalizamos os testes. Começamos, portanto, a última fase da pré-operação”, explica o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. As estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo abriram ao público em 2 de dezembro, funcionando em regime pré-operacional das 12h às 16h, em dias úteis. De 21 de dezembro a 29 de janeiro, a pré-operação havia passado a acontecer todos os dias, das 10h às 16h.