Na segunda e terça-feira (11 e 12/11), a campanha será realizada nos trens do metrô. A ação traz de forma divertida diversas dicas para lutar contra a dengue. Os artistas envolvem o público que cai na gargalhada com diálogos que buscam conscientizar e animar a viagem dos usuários. A mensagem final é sempre reforçada: Para combater a dengue, é preciso estar atento aos possíveis criadouros do mosquito, separando dez minutos por dia para cuidar do quintal e da saúde.
Os atores também interpretam o chamado teatro invisível, posicionando os personagens em locais estratégicos nos vagões. Os artistas à paisana simulam discussões sobre a dengue, chamando a atenção dos usuários para atitudes preventivas.
Já nos dias 13 e 14 de novembro, o espaço Trem com Arte, localizado na estação Central, recebe o grupo do Mobiliza SUS que traz informações detalhadas sobre a doença, através de panfletos e muita diversão. Atores e um mosquito da dengue gigante chamam a atenção dos mais de 24 mil usuários que passam pela estação todos os dias. Nas primeiras edições, cerca de 20 mil folhetos foram entregues, alertando para a importância da prevenção.
Dengue em BH
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, mais de 87 mil casos de dengue já foram confirmados na capital mineira em 2013. A região Norte é a maior em número de doentes, registrando cerca de 18 mil casos este ano. A regional Nordeste também tem grande incidência de dengue com quase 14 mil mil casos. A região de Venda Nova aparece em terceiro lugar, com mais de 13,7 mil casos da doença este ano.