De acordo com o senador a partir desta reunião, será definido o cronograma de ações, que poderão culminar em ações substanciais que coloquem a Paraíba no projeto de recuperação da ferrovia. “Desta forma estaremos dotando o Estado de condições de efetivar o transporte ferroviário de carga como um eixo forte para o porto de Cabedelo e o desenvolvimento de diversas cidades”, afirmou.
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, e o diretor colegiado da agência, Carlos Fernando do Nascimento, lembraram que a Agência já firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a direção da Transnordestina Logística s/S (TLSA) para, em dois anos, a partir da publicação do TAC, recuperar todo o trecho da ferrovia no Estado. “Se eles não seguirem o que foi acordado sofrerão as punições cabíveis, com multas pesadas”, afirmou Carlos Nascimento.
Para o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, com a previsão dessa revitalização da malha ferroviária paraibana também se abre a perspectiva de a Companhia expandir sua operação para outros destinos fora da Região Metropolitana de João Pessoa. “Com a via férrea em perfeita condições de tráfego teremos condições de fazer viagens para outras cidades da Paraíba”, afirma.
Participaram da reunião senadores, deputados federais e estaduais, representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestes (ANTT), da empresa Transnordestina Logística S/A (TLSA), da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em João Pessoa, da Companhia Docas da Paraíba, Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, além de outros convidados.