Acompanhado da mãe, dona Isabel Santos, ele foi recepcionado no hall da estação Central de forma carinhosa. “A estação inteira parou quando resolvemos esperar o Lucas desembarcar do trem com plaquinhas sinalizando que estávamos ansiosamente esperando por ele”, disse a servidora da CBTU, Leyla Macedo.
Lucas foi um dos últimos passageiros a desembarcar do trem à diesel vindo de Bebedouro. Ele que carregava uma nova arte sob os braços, não conteve as lágrimas quando viu usuários e passageiros o aguardando. “Eu não esperava. Estou muito feliz por poder vim aqui (CBTU) novamente para todos verem meus desenhos. Mas, pensava que era só isso. Não esperava que estaria todo mundo me esperando com presentes”, disse Lucas emocionado. Ainda durante a visita à estação central, o coordenador operacional – que também já exerceu a função de maquinista, Darcílio Magalhães, apresentou toda a estrutura das máquinas para Lucas e sua mãe.
De acordo com dona Isabel toda admiração surgiu naturalmente. “Como nós moramos próximo a estação de Bebedouro, o Lucas, como toda criança curiosa – ficava sempre observando os trens. Meu filho não podia escutar o som da buzina que corria para ver o trem passando. Daí surgiu o sonho de ser maquinista.”, descreveu orgulhosa.
Admirador de trens à diesel e VLT’s que circulam em Maceió, Lucas é autor de mais de 25 desenhos que retratam o cotidiano nos trilhos. Em suas composições, o pequeno consegue realçar as características de algumas tradicionais locomotivas. “A minha locomotiva preferida é a Nordestina. Mas, como eu sou fã dos trens gosto de desenhá-los e queria chegar aos 30 desenhos para entregar para a CBTU”, explicou.
SONHO DE SER MAQUINISTA
Pode-se dizer que na vida de Lucas a figura do maquinista se equipara aos personagens de super-heróis de desenhos animados. Segundo a mãe, Isabel, é com magia que o garoto fala dos condutores dos trens. “Eu imagino que é uma profissão de grande responsabilidade e precisa de reconhecimento. Se ele realizar esse sonho de ser maquinista eu também estarei realizada”.
De acordo com a Gerente Regional de Administração e Finanças da CBTU, Ariana Buarque, a instituição recebe com muito orgulho trabalhos inteligentes como esses. “A presença de Lucas aqui conseguiu comover todos nós que fazemos a CBTU. Somos parte de uma instituição que valoriza seu quadro de funcionários e essa forma de reconhecimento à figura ilustre do maquinista nos deixa ainda mais satisfeito com a nossa prestação de serviço”.