O superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, participa da abertura do debate que vai envolver temas como Logística da manutenção, oficinas de manutenção, acessibilidade, novas técnicas construtivas e de manutenção da construção civil e rede aérea.
Criado para discutir, avaliar e viabilizar soluções em manutenção metroferroviária, o GPAA reúne aproximadamente 550 membros de várias operadoras do Brasil e de países da América Latina. Além de apresentar os últimos lançamentos do mercado ferroviário, as reuniões quadrimestrais do grupo promovem o intercâmbio de ideias e de soluções comuns entre as empresas participantes.
Além dos encontros presenciais a cada quatro meses, um fórum na internet recebe e estimula as discussões e a permanente troca de informações entre os integrantes do grupo. É a única agremiação do gênero reconhecida, simultaneamente, pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), pela Associação Brasileira de Manutenção (ABRAMAN) e pela Associação Latinoamericana de Ferrovias (ALAMYS).
Participam da reunião técnicos da CBTU, por intermédio da Administração Central, do Rio de Janeiro, e das Superintendências em Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Maceió e Natal; Central (Rio de Janeiro); CTS (Salvador); CMTP (Teresina); CPTM (São Paulo); Metrô DF (Brasília), Metrô For (Fortaleza), Metrô Rio (Rio De Janeiro), Metrô SP (São Paulo), Supervia (Rio De Janeiro), Via Quatro (São Paulo) e Metrovias (Buenos Aires). Patrocinam o encontro, as empresas Alstom, Euroar, Empretec, Emme2, Technomaster, Orbe Brasil, Iasa, Sergomel.