O Spark, um programa que permite o envio de mensagens instantâneas entre os colaboradores, propõe facilitar a comunicação na Companhia. O software livre, adaptado às necessidades da empresa pela equipe da Coordenadoria de Informática, Organização e Métodos (COINF), não representou custo para a CBTU. A conclusão da instalação do programa está prevista para os próximos 60 dias.
De acordo com o coordenador da COINF, Jackson Viveiros, o principal objetivo da ferramenta é agilizar a comunicação entre as áreas, oferecendo recursos adicionais. “O Spark dinamiza a troca de mensagens, agregando qualidade às atividades e facilitando o contato entre os empregados”. Jackson ainda acrescenta a necessidade de adesão dos colaboradores para que a ferramenta cumpra sua finalidade. “Esperamos que todos possam criar o hábito de acessar o programa e permanecer disponíveis para a troca de informações”.
Para o técnico em gestão Alexandre Magno, um dos responsáveis pela pesquisa e instalação do Spark, a ferramenta permite uma maior integração ao possibilitar o contato em tempo real. “O software humaniza a comunicação e contribui para reduzir a emissão de documentos impressos durante a resolução de demandas simples”.
Diversidade de recursos
O Spark traz diversas possibilidades aos usuários. Além do envio de mensagens instantâneas, a ferramenta permite a realização de conferências, quando mais pessoas participam de uma mesma conversa. O empregado pode ainda customizar seu perfil, incluindo fotos, e utilizar o software para enviar arquivos de diversos formatos. A novidade também busca reduzir o uso de papel para emissão de documentos e dos ramais internos para realização de contatos dentro da CBTU.
O público da Companhia, que já se beneficia dos recursos do Spark, incentiva a participação de todos os empregados. A maquinista Paula Alvim que trabalha no apoio da GOMOV aprovou a ferramenta para compartilhar arquivos através do software. “Para enviar documentos pelo Spark, é só anexar à mensagem, o que agiliza a troca de informações”. O técnico em gestão Lucas Fantauzzi também aproveita as vantagens da ferramenta. “Minha primeira atividade diária é acessar o Spark. A utilização é rápida e eficiente, evitando a utilização dos ramais para resolver questões simples”.
Para acessar o Spark, basta o empregado clicar no atalho do programa e preencher os campos indicados com os mesmos login e senha usados para entrar na rede da CBTU. Caso o software não esteja instalado no computador, o usuário pode digitar na barra de navegação: https://10.10.20.245/sparkweb/.