Cerca de 450 máquinas da empresa já têm acesso ao novo servidor e aos benefícios trazidos pela substituição da plataforma Novell. O Linux é um sistema operacional livre e não representou custo de licenciamento para a implantação, possibilitando assim uma economia de mais de R$ 72 mil, apenas com a aquisição de licenças. O investimento total está estimado em R$ 20 mil, destinados à troca do servidor e ao serviço de consultoria.
Benefícios multiplicados
A nova rede já pode ser acessada pelos funcionários da sede, CCO, pátios São Gabriel e Eldorado, Unidade de Apoio Calafate, além da supervisão de estações e escala de maquinistas. A novidade trouxe mais segurança para os arquivos armazenados, devido à disponibilização de pastas e perfis individuais aos usuários. Também foi criada a área publico compartilhada por empregados de todas as áreas da Companhia.
A migração permitiu ainda a padronização do papel de parede dos computadores da empresa. Através da tela de abertura, os empregados podem acompanhar a divulgação de eventos, lembrar datas importantes e ter estampada uma imagem produzida especialmente para os colaboradores.
De acordo com o coordenador de Informática Jackson Viveiros, a nova rede trouxe diversos benefícios para os empregados. “A unificação da rede significou um fortalecimento da marca CBTU e uma melhoria da comunicação da empresa. A mudança representou um ganho significativo em segurança, velocidade e espaço de armazenamento, além de criar uma maior interface entre as áreas”. Jackson ainda destacou que o servidor realiza o monitoramento preciso das informações acessadas na rede, reduzindo a incidência de vírus.