CBTU destrói passagem de nível clandestina em Jardim Manguinhos Lunes, 28 de Octubre de 2013

Diante da insistência de alguns moradores em reativar a PN clandestina, a CBTU também estuda acionar os órgãos competentes para evitar novas construções e punir os culpados. Segundo o Gerente Regional de Administração e Finanças (GIAFI), Charles Silva, será preciso adotar ações preventivas e repressivas contra quaisquer condutas que comprometam a segurança. “Temos que proteger o bem maior que é a vida das pessoas e resguardar a Companhia de ações de indenização provenientes de acidentes envolvendo pedestres e veículos, e de danos à imagem da CBTU perante a sociedade”, diz.

O sistema de João Pessoa possui 31 passagens de nível nos seus 30 km de via férrea, ou seja, uma PN a cada 967 metros, o que deixa o sistema muito vulnerável ao risco de colisões. De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Lucélio Cartaxo, essa quantidade de PNs no trecho já é muito alta e representa um grande risco de acidente para a população. “Não podemos mais deixar que se façam novas passagens porque elas inviabilizam o tráfego ferroviário e aumenta as possibilidades de colisões, já que os condutores de veículos não respeitam a sinalização existente”, alerta.

A CBTU também convoca os moradores da região lindeira para comunicar sobre a construção de passagens de nível clandestina ao logo do seu trecho através do número (83) 3241-4240 ramal 213. “As pessoas tem que se conscientizar de que abrindo novas passagens de nível estão colaborando para o aumento de atropelamentos e colisões. Por isso é importante reduzir a quantidade das PNs existentes para que tenhamos um tráfego ferroviário mais seguro e intenso”, completa Cartaxo.