A atividade é resultado de uma parceria da companhia com o CRATOD [Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas].
Por meio de exames como monoximetria, que mostra o índice de monóxido de carbono no organismo, cálculo do índice de massa corporal [IMC] e rastreamento de lesões na cavidade bucal, será avaliado o grau de dependência em relação à nicotina. Os interessados em realizar tratamento serão encaminhados para locais de atendimento no SUS.
A ação será realizada das 10h às 15h e o atendimento será por ordem de chegada. A equipe, preparada para atender até 200 pessoas, contará com 15 profissionais de saúde de diversas especialidades, como nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e dentistas.
No local, serão distribuídos folders contendo informações sobre os malefícios do cigarro e orientações para aqueles que desejam parar de fumar.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde [OMS] a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A doença é responsável por cinco milhões de mortes ao ano no mundo, o que corresponde a mais de 10 mil por dia. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas [entre as quais 200 milhões de mulheres], sejam fumantes.
Serviço: Dia Mundial Sem Tabaco
Local: Estação da Luz – saguão do piano [área livre]
Data: 29/05/2013, quinta-feira
Horário: das 10h às 15h