Com a assinatura da União Internacional dos Transportes Públicos, a campanha “Crescer com o Transporte Público” tem a ambição de promover uma nova cultura de mobilidade urbana para a cidade de Lisboa, sensibilizando o público, em particular os condutores de automóvel, para um conjunto de benefícios ligados à utilização do Transporte Público.
Partindo de um headline principal – Crescer com o Transporte Público, a campanha identifica alguns exemplos de impactos positivos gerados pela utilização do Transporte Público em detrimento do transporte individual: cidades mais competitivas e verdes, com comunidades em crescimento e mais eficientes energéticamente.
Em toda a Europa, inclusivamente em Portugal, o aumento do tráfego automóvel no centro das cidades conduz a um fenómeno de congestionamento crónico, com inúmeras consequências nefastas em termos ambientais, económicas e sociais. Factos e números expressam bem esta realidade:
Por cada km percorrido num meio de transporte individual, emitem-se, em média, 3.5 vezes mais gases de estufa do que no Transporte público.
Alterando os hábitos de transporte pode-se percorrer um caminho no combate à poluição do ar das nossas cidades. Para a edição deste ano, o tema central da Semana Europeia da Mobilidade é, “Ar limpo – Está nas tuas mãos!”, e pretende reflectir o poder que os cidadãos detêm, através das suas escolhas de mobilidade, em melhorar a qualidade do ar.
Andar nos Transportes Públicos é meio caminho andado para crescer numa cidade mais limpa e amiga do ambiente.
Em cidades com uma utilização do transporte público mais elevada, o custo de transporte para a comunidade pode ser até 50% menor, do que em cidades onde o automóvel domina.
O investimento de capital em projetos de transporte público provoca uma reação em cadeia na atividade comercial e gera valor que pode ser de 3 a 4 vezes maior do que o investimento inicial, de acordo com algumas estimativas.
Em média, o transporte público consome 3 a 4 vezes menos energia por passageiro do que os carros, por cada quilómetro percorrido.
Por este e muitos outros motivos, dê uma folga ao seu carro e em alternativa utilize a CARRIS e o METRO em deslocações na cidade de Lisboa