Dança, futebol, ciclismo, sinuca e pebolim são algumas das atividades do dia do desafio na CPTM Lunes, 26 de Mayo de 2014
linkedin LinkedIn

Dentre as estações participantes estão: Pinheiros, São Caetano, Mauá, Luz, Palmeiras-Barra Funda, Santo Amaro, Primavera-Interlagos, Osasco, Brás e Tatuapé.

Na Estação Pinheiros, das 9h às 17h, as atrações serão os jogos digitais “Exergames”, que permitem a prática de diversas modalidades, como tênis, tênis de mesa, boxe e basquete a partir de um sensor que reproduz movimentos corporais à frente de máquinas eletrônicas. Aliando a tecnologia ao exercício físico, o jogador interage com o adversário simulando partidas ou propondo desafios.

As estações São Caetano e Mauá concentrarão atividades nas áreas musical e artística. Com 5 a 6 componentes, o grupo de maracatu “Bloco de Pedra” convidará os usuários a entrarem no ritmo impulsionado pelos instrumentos de percussão. As intervenções serão simultâneas nas duas estações, em dois horários: das 9h às 10h e das 20h às 21h.

Já na Estação da Luz, das 10h às 16h, quatro máquinas de jogos interativos ficarão disponíveis para checar o desempenho esportivo. A máquina de futebol medirá a velocidade do chute; a de boxe, a intensidade de força; a de basquete, a quantidade de arremessos acertados na cesta; e a de dança, quantidade de passos sintonizados com o ritmo das músicas.

Para a Estação Palmeiras-Barra Funda, das 10h às 19h, estão previstas três atividades: pênalti virtual, que consiste em uma estrutura eletrônica que simula a ação do atacante diante da defesa do goleiro. Cinco bicicletas, conectadas a um cabo, estarão fixadas para as pedaladas dos ciclistas instigados a alcançar o objetivo proposto: chegar aos estádios localizados em cinco cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Três mesas de pebolim completarão o cenário desafiador da estação.

Enquanto isso, na Estação Santo Amaro, das 10 às 17h, a ginástica funcional será o destaque. Em um tatame emborrachado, equipamentos que medem equilíbrio, como bolas de fitbol e pranchas, ajudarão a fortalecer a musculatura, promovendo qualidade de vida.

Vale a pena conferir também o “desafio das embaixadinhas”. Programado para ser realizado na estação Primavera-Interlagos, das 10 às 17h, o desafio consiste em convidar os usuários para treinar elevações com a bola, sem deixá-la cair no chão. 

Na estação Osasco, das 12h às 20h, o espaço será reservado para espetáculo de dança, jogos de kinect e sinucabol [mesa gigante que simula o jogo de sinuca com o uso do pé, em vez do taco].

À tarde, nas estações Brás e Tatuapé, das 14h às 18h30, os destaques ficam para as aulas de danças brasileiras, incluindo samba e forró, além de hip hop, ensaiados pelo grupo Dois pra Cá.

Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio está em sua 20ª edição, e desde 2013 tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país.

A programação seguirá horários diversificados, conforme a estação [confira abaixo].

Serviço
Evento: Dia do Desafio
Data: 28 de maio
Estações e horários das atividades:

Linha 7: Estação da Luz, das 10h às 16h.
Linha 8: Estação Palmeiras-Barra Funda, das 10h às 19h.
Linha 9: Estação Pinheiros, das 9h às 17h.
Linha 9: Estação Santo Amaro, das 10h às 17h.
Linha 9: Estação Osasco, 12h às 20h.
Linha 9: Estação Primavera-Interlagos, das 10h às 17h.
Linha 10: Estação São Caetano, das 9h às 10h e das 20h às 21h.
Linha 10: Estação Mauá, das 9h às 10h e das 20h às 21h.
Linha 11: Estação Tatuapé, 14h às 18h30.
Linha 12: Estação Brás, 14h às 18h30.