Com auditório lotado, ocorreu, na tarde de hoje (26), no prédio administrativo da Trensurb, uma palestra ministrada pelo sargento Abreu e o tenente José, membros do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) da Brigada Militar. O evento teve como propósito fornecer instruções de segurança aos empregados da empresa em relação a explosivos e bombas. O diretor de Operações da Trensurb, Carlos Augusto Belolli, deu abertura à reunião agradecendo a disponibilidade do GATE e ressaltou que o evento “faz parte de um processo da Diretoria de Operações para desenvolver um programa de treinamento com o intuito de manter um serviço de qualidade na área operacional”.
O início da palestra ficou por conta de uma breve explicação do sargento Abreu, membro da equipe, sobre o que é o GATE e sua forma de atuação. “Nossa missão é atuar em situações de crise que demandam respostas especiais da polícia para assegurar uma solução adequada”, explica. Em seguida, destacou o trabalho da unidade antibomba, que é responsável pelo atendimento emergencial de incidências envolvendo bombas e explosivos. Abreu apresentou ao público os tipos mais comuns de artefatos e substâncias explosivas, suas maneiras de funcionamento e ativação, visando o esclarecimento dos presentes.
Na apresentação, o destaque ficou para os comportamentos que devem ser tomados ou evitados caso os empregados da empresa se deparem com algum objeto suspeito nas estações da Trensurb. “O que eu sempre digo é que se você está olhando para a bomba, ela está olhando para você. Por isso, jamais toque ou chegue perto”, explica Abreu. O ideal, segundo ele, é observar se aquele objeto é estranho àquele ambiente e averiguar se ele pertence a alguém. Havendo dúvidas, deve-se acionar a Polícia Militar pelo número de emergência 190.