Os monumentos da cidade, mais uma vez, ganham um tom rosado a partir de amanhã, 1º de outubro, para lembrar a população da importância da prevenção do câncer de mama. O MetrôRio apoia o projeto, iluminando em cor de rosa a Ponte em Arco, que ligas as estações São Cristóvão e Cidade Nova.
A ação, em parceria com a Fundação Laço Rosa, se estende até 31 de outubro e se inspirou em um movimento que começou nos Estados Unidos, nos anos de 1990. Hoje, em todo o mundo, o décimo mês ganha essa cor, tão associada ao universo feminino, para que se combata cada vez mais essa doença. No Rio de Janeiro, além da Ponte em Arco, outros pontos importantes costumam “vestir a camisa” da campanha, como o Cristo Redentor e a Catedral Metropolitana.
Luta mundial
De todas as formas de câncer, o de mama é o mais comum entre as mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama são elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
A Fundação
Criada em 2010, a Fundação Laço Rosa é um portal voltado para a divulgação sobre a prevenção e combate ao câncer de mama, com informações de especialistas e suporte emocional. Com sede localizada dentro de um espaço cedido pelo MetrôRio e pela ONG Entre Amigas, a instituição investe na manutenção do Primeiro Banco de Perucas online, que doa perucas para pacientes em tratamento de quimioterapia.