O verão terá a Estação General Osório de volta à rotina dos cariocas. No dia 15 de dezembro, Ipanema voltou a ter a sua estação, que foi fechada em 23 de fevereiro para as obras da Linha 4. Ela está sendo entregue dentro do prazo de 10 meses anunciado pelo Governo do Estado, com uma antecipação de oito dias.
O terminal reabre no início do Verão, época em que há grande fluxo de pessoas na região, por causa dos fins de semana ensolarados, Réveillon e blocos carnavalescos. A expectativa é de que receba, por dia útil, 30 mil usuários. Isso impacta positivamente o trânsito da região, considerando que são necessários , em média, 15.000 carros ou 500 ônibus para transportar o mesmo número de pessoas.
Novo visual
O MetrôRio reabriu o local com algumas novidades. Na entrada principal, foi construída uma nova cobertura que não causa impacto à paisagem do entorno e que está dentro da padronização dos acessos que serão utilizados nas estações da Linha 4 do Metrô. O projeto traz mais segurança ao usuário, devido à visão periférica da estação. Além disso, os vidros possuem uma película anti-resíduo.
Internamente, a grande mudança é a nova sinalização, que possui placas bilíngues (português/inglês) e mapa do entorno, que foi redesenhado com novidades, como a distância aproximada das atrações turísticas e culturais. Além disso, conta com um mapa cartográfico mostrando todas as diretrizes de como fazer para ir a determinados locais utilizando os produtos e serviços do MetrôRio como, por exemplo, o Metrô na Superfície (MNS).
Características
A estação foi inaugurada em dezembro de 2009, e ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, 23 metros abaixo da superfície. São quatro acessos: General Osório, Jangadeiros, Sá Ferreira e Teixeira de Melo, e possui um bicicletário com 26 vagas. O intermodal Metrô na Superfície (MNS) até a Gávea e a Linha de Integração 525 (Barra Expresso) voltam ao seu terminal original, na Praça General Osório, mantendo o mesmo itinerário de antes do fechamento da estação.