Depois da Secretaria Estadual de Transportes solicitar à SuperVia a apresentação, até o fim de setembro, de soluções que garantam aos passageiros a continuidade de seus deslocamentos no caso de interrupção de sua viagem, a concessionária finalizou as resoluções para melhorar o atendimento ao cliente em situações de emergência. Os procedimentos serão implantados até o dia 14 de outubro. Durante esse período, as áreas operacionais passarão por treinamento e serão adquiridos os materiais necessários à implementação. A empresa distribuirá também uma cartilha aos passageiros com orientações sobre os procedimentos adotados em casos de emergência.
1. Após a confirmação da interrupção da circulação pelo Centro de Controle Operacional, haverá a entrega imediata de vales-viagem e declaração de atrasos em todas as estações.
2. Os passageiros que optarem pela devolução da passagem em espécie deverão seguir as orientações da equipe da estação e aguardar, em média, 30 minutos no local.
3. A SuperVia está providenciando melhorias nas escadas de emergência dos trens e adquirindo mais escadas móveis para as estações.
4. A concessionária também reforçará a orientação sobre as saídas de emergência nas composições com novos adesivos de sinalização.
5. Nesta semana, a SuperVia está testando na estação Central do Brasil um novo sistema de comunicação: o Information Delivery System (IDX), que compila as informações transmitidas pelo Centro de Controle Operacional e converte, por meio de áudio e vídeo, os avisos para os passageiros. O sistema audiovisual traz informações sobre os intervalos dos trens de forma regressiva, em tempo real, e será instalado em todas as estações até 2016.
6. Para aperfeiçoar ainda mais a comunicação com os passageiros, a SuperVia está adquirindo novos equipamentos para o sistema de megafonia (comunicação direta do CCO com passageiros a bordo dos trens) para garantir a emissão das mensagens sonoras em qualquer situação.
A SuperVia ressalta que está preparada para restabelecer rapidamente qualquer problema operacional, através das ações do moderno Centro de Controle Operacional e de suas equipes técnicas, distribuídas em pontos estratégicos nos trens e estações. Os técnicos chegarão rapidamente ao local para vistoriar o trem e restabelecer a composição. Caso não seja possível, a empresa disponibilizará rapidamente uma nova composição para dar prosseguimento à viagem.