A Trensurb lançou edital licitatório para a permissão de uso de 42 lotes comerciais nas estações do metrô. A maioria dos lotes ofertados encontra-se nas novas estações da expansão da Linha 1 – Industrial, Fenac e Novo Hamburgo – que somam, juntas, 30 espaços disponíveis para o estabelecimento de negócios. As estações Mercado, São Luís e São Leopoldo também possuem espaços previstos no certame.
As áreas, em sua maioria, serão destinadas a lojas de serviços e comércio com e sem alimentação. A empresa disponibiliza, ainda, ofertas para farmácia; agência lotérica; um lote de estacionamento; e um interessado que faça a guarda do bicicletário na Estação Fenac, estabelecendo um ponto comercial de forma adjacente ao espaço.
As propostas dos interessados serão recebidas no dia 7 de abril, a partir das 9h, no auditório do prédio administrativo da empresa – Avenida Ernesto Neugebauer, 1985, bairro Humaitá, em Porto Alegre. Os contratos de permissão devem ser assinados cerca de 30 dias após a confirmação dos vencedores do certame. Segundo a Gerência Comercial da Trensurb, a estimativa é de que a empresa receba, no mínimo, R$ 51.590 por mês caso todos os lotes comerciais sejam ocupados.